top of page

O real uso do “I” do BIM


Cada dia mais o conceito BIM vem sendo difundido e absorvido pelos profissionais e empresas do ramo da construção civil.

O que nos preocupa, de certa maneira, é a forma como este conceito tem sido assimilado. Podemos até dizer que na maioria dos casos o BIM está sendo subutilizado.


Quando não é interpretado apenas como um software, que já é uma falha grave, pois, BIM é uma metodologia que integra diversos e não apenas um software; ele é entendido como um modelo 3D que facilita a compatibilização e extração de quantitativos de materiais.


Sim, isto até acontece! Realmente a plataforma BIM permite a visualização do modelo integral, e disponibiliza ferramentas para identificação de conflitos que facilitam incrivelmente a compatibilização dos projetos. Assim como, a relação de materiais é extraída automaticamente do modelo em poucos “cliques”. Porém, só resultará em uma extração de quantitativos efetiva, se o modelo for configurado para isto. Tudo dependerá da maneira como as informações estarão inseridas no modelo.


Mas o BIM vai muito além disto, e não estamos falando em planejamento e orçamento, que também são facilitados pela plataforma, porém da mesma maneira, os modelos devem ser devidamente configurados para que os dados possam ser operados.


O real uso do I do BIM, é saber utilizar a informação do modelo a seu favor. Não apenas elaborar projetos, planejar, orçar e pronto! É aproveitar a oportunidade de ter um protótipo virtual nas mãos e experimentá-lo. Trabalhar as informações contidas nos modelos para identificar a melhor opção para que sejam atendidas as necessidades do cliente, melhores condições de prazo e otimização de custos. Isto tudo é possível, desde que se trabalhe as informações para viabilizar as tomadas de decisões que podem impactar diretamente nos resultados esperados.


E é aí que se encontra o real valor do BIM!
Saber utiliza-lo para realmente fazer engenharia. Buscar soluções em todos os aspectos e ter possibilidade de verificar se atendem aos critérios desejáveis ou se há necessidade de mais estudos até que se possa atingir os objetivos.

Autora

Luana Moreira Camerini

Fonte: BIM Information


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page